segunda-feira, junho 02, 2008

Culpa do grupo

Depois de concluída a votação sobre o culpado das derrotas dos Lobos eu dou a minha opinião.
Embora os votos tenham sido repartidos mas com maior numero para a FPR e a equipa técnica, todos temos de assumir as culpas. O rugby tem uma particularidade diferente de outros desportos é que o grupo ganha e perde não temos Cristianos Ronaldos que podem resolver o jogo num golpe de génio! Todo o grupo tem de trabalhar os 80m de jogo para vencer um jogo. E nesse grupo estão incluídos os treinadores e todo o staff da FPR!
Temos de olhar bem para a equipa que foi ao Mundial e a equipa que jogou estes últimos jogos e vejam quantos jogadores mudaram... O trabalho do Tomaz foi muito dificultado pelas consecutivas mudanças que teve de fazer na equipa (devido a dispensa de jogadores no estrangeiro) e essa era a nossa mais valia em relação as outras selecções, a possibilidade de treinar quase como um clube acabou e temos de encarar essa realidade. E porque não admitir que existiu também algum relaxamento depois de muitos anos sempre no limite... quem não aproveitou esse relaxar foram alguns jogadores que tinham oportunidade de aparecer!!!
Existem muitas lacunas na FPR entre elas um maior aproveitamento do boom de rugby que existiu em Portugal que na minha opinião não foi aproveitado no devido momento e que neste momento ja será tarde demais (espero estar errado) e uma melhor organização profissional. Quando falo de profissionais falo a tempo inteiro e não a part-time como acontece agora. Mas também evoluiu em alguns aspectos como a criação de o centro de treino e o apoio profissional presente (fisioterapeuta e preparador físico) e esse trabalho físico dará frutos mais tarde ou mais cedo! E porque não dizê-lo (que é importante) o apoio monetário com a ajuda dos patrocinadores.

O que me entristece mais é que as pessoas tem memoria muito curta e adoram mal dizer sem estar por dentro dos assuntos. Acho perfeitamente ridículo as vozes que se estão a levantar contra o Tomaz e os seus adjuntos e não se lembram que 6 meses atrás era um herói nacional e o único responsável pelo sucesso dos Lobos...
A meu ver o Tomaz (o senhor rugby português como já foi chamado) é o treinador ideal para Portugal e seria um golpe demasiado duro se o Tomaz saísse de treinador nacional! Ele sim é uma bandeira do rugby português, respeitado dentro e fora do pais e com um conhecimento profundo dos jogadores e clubes portugueses...
Pessoalmente é o melhor treinador que já tive e com quem alcancei os maiores sucessos da minha carreira! E tenho a certeza que daqui a 6 meses quando estivermos a partir loiça no Dubai ninguém se vai lembrar deste mau momento dos Lobos!


Aquele abraço

8 comentários:

Anónimo disse...

Concordo… palavra a palavra…
Este país tem alguns defeitos, um deles é ter memória curta, outro é atirar pedras constantes… mesmo que não sabendo do que fala, e outro e grave, é só nos lembrarmos de certas modalidades quando existe um Mundial. Depois e infelizmente, só ligamos ao futebol… percebo perfeitamente que seja um país que sempre foi bom nesta modalidade, mas existe mais desporto certo? Ou só porque a Vanessa Fernandes ganha medalhas é que nos preocupamos com o atletismo? É por estas razões que só algumas modalidades têm patrocínios… quem tem alguma palavra a dizer que faça alguma coisa para mudar as mentalidades e não só… sentadinho ou a mandar bocas estúpidas ou falar mal dos jogadores porque há uma profunda embirração por determinada pessoa, não vamos longe… roupa suja lava-se em casa e não nos blogs. Falar é bonito e agir é melhor ainda. Vamos deixar de apatias e fazer alguma coisa.
Existem falhas, lacunas que têm de ser colmatadas… mas necessariamente passa por haver algum investimento e não só monetário.
O Tomaz é um excelente treinador... equipa que vence não se mexe... Mundiais... que se preparem!

Anónimo disse...

É bonito ver-vos assim UNIDOS, para o exterior, podias muito bem não teres escrito nada, contudo fizeste-o... na qualidade de atleta, que integra um grupo que está a passar por uma fase menos boa, mas perfeitamente normal, tendo em conta as conjuturas actuais, não deixa de ser contudo uma FASE CRUCIAL em termos de FUTURO!



O Futuro, o do CURTO PRAZO, o Mundial de 7's no DUBAI, vai depender de IMEDIATO dos JOGADORES que jogaram esta época 07/08, em PORTUGAL.

Depois do apuramento, que desejo sinceramente que aconteça, irá depender TAMBÉM dos JOGADORES, que esta época como tu, jogaram em França e Itália e que estão dispostos a regressar a Portugal?




Quanto ao FUTURO de MÉDIO PRAZO, o Mundial de 2011, na NZ, o grupo terá que sofrer mudanças visando o PROFISSIONALISMO, em todas as frentes, incluíndo;
As condições nometárias auferidas pelos atletas, que treinam e jogam em PORTUGAL?
Os dirigentes Federativos?




Quanto ao FUTURO de LONGO PRAZO, achas que a ÉQUIPA TÉCNICA não terá que ser renovada?

Anónimo disse...

...

"E porque não admitir que existiu também algum relaxamento depois de muitos anos sempre no limite... quem não aproveitou esse relaxar foram alguns jogadores que tinham oportunidade de aparecer!!!"




Natural por parte dos primeiros, aqueles que quiseram relaxar depois de muitos anos no limite...

Igualmente natural, os que não quiseram relaxar, sabendo que poderia ser a sua oportunidade!



relaxar=mudar de ares?
se sim, acho muito bem e tu foste um deles!

o os restantes que mudaram de ares, tb relaxaram?





Quantos de vós 7 que foram ao Mundial e que estão ainda jogar em França e Itália, irão ficar assinando contractos?

Anónimo disse...

Aguilar,

Começo por te dizer que não gostei do teu jogo com a Espanha! Já vi num post anterior que estavas com dores derivado de uma lesão, o que não terá ajudado em nada, mas sou sincero qnd te digo q realmente não gostei, mas paciência acontece!

Relativamente a este post , concordo totalmente com o que dizes e tenho pena que em Portugal exista uma cultura verdadeira e pura de rugby distribuida por tão poucos!

A culpa é de todos , porque todos falharam! o Rugby é isso mesmo , é o colectivo é a vontade de todos , é uma familia! Infelizmente existe um grupo numeroso dos q praticam esta modalidade por cá , que são mais "futeboleiros" que jogadores de rugby! dá estilo, as miudas gostam, dá se umas pêras ao fds, uns dedos nos olhos e é uma onda porreira! Mentalidade é ZERO!!!

Espero que saibas então que és um exemplo , juntamente com os outros jogadores que foram ao mundial , para todos os novos praticantes como eu (apesar de ver e adorar rugby desde miudo)!! vcs dão constantemente chapadas de "luva branca" qnd blogam , dão entrevistas ou jogam , aqueles que diariamente perdem o tempo a mal dizer e enxovalhar-vos e a arranjar intrigas e mexericos!!

Acho que a solução para o exito futuro da nossa selecção passa por vcs se juntarem e como grupo falarem!! tudo o resto vcs já provaram que são capazes!!

Boa sorte na tua escolha futura.. espero um dia ter o prazer de jogar contigo ou contra ti!

Abraço
MR

Anónimo disse...

António,

Vais estar por cá, no sábado no EN, para a Taça? Para veres e apoiares o teu Direito?

Anónimo disse...

eles no direito gozam comigo, mas tu es o meu heroi aguilas!
Miguel Falcão e Silva

Anónimo disse...

O Aguilas está a caminho, chega hoje a Portugal! Abraços!

Anónimo disse...

aguilas concordo contigo o tomás é um senhor e está acima dessa malta toda que nunca fez nada e só critica. Estou contigo a culpa é de todos, ninguém olha a fundo sobre as questões, pergunto eu? será que temos um boa renovação de jogadores? Olhem para a Espanha, 4 pessoas Inglesas a frente da equipa já alguns anos e ...nada!
e o que se passa com as nossas selecções jovens?
Já vi também num site internacional um anuncio a pedir um treinador para a selecção de Portugal. Por isso que dizer que o Tomás está de saída. Deixa de ser uma preocupação.
abraço
e continua como és, tens muito para dar-