sábado, dezembro 09, 2006

Circuito Mundial de Sevens

Portugal quer ultrapassar azar

Equipa das "quinas" começa hoje, na África do Sul, a sua participação no segundo torneio da temporada, mas não se apresentará na máxima força, devido a lesão de António Aguilar

JOSÉ RODRIGUES


A selecção portuguesa de sevens inicia hoje, em George, na África do Sul, a disputa do seu segundo torneio do circuito mundial da especialidade. Pela primeira vez, os "Lobos" vão participar em todos os torneios da competição, um desejo tanto dos jogadores como do seleccionador nacional, Tomaz Morais, e com um objectivo ambicioso: lutar pelo principal troféu.

Contudo, as dificuldades estão a ser superiores ao esperado e a sorte também não está a ajudar, como ficou patente no Dubai, prova que abre a temporada. Aí, a equipa das "quinas" teve o melhor primeiro dia no circuito, incluindo um triunfo inédito sobre a Austrália, mas nem assim logrou o apuramento para a Cup, porque, inesperadamente, os australianos bateram as Fiji e "roubaram" o segundo lugar a Portugal.

Hoje, a tarefa lusa é bem mais complicada. No Grupo B, juntamente com Inglaterra, Argentina e Gales, as "armas" portuguesas não são as mesmas. Sem António Aguilar (lesionado), os "Lobos" ficaram sem o homem do meio-campo, o organizador de jogo. E como o azar não abandona o grupo, Diogo Mateus que esteve na calha para substituir Aguilar, acabou por não ter a autorização do Munster, clube irlandês onde alinha e numa altura em que já não era possível optar por outro jogador.

Já a outra baixa, Gonçalo Foro, foi substituído por Vasco Uva, um reforço importante para os avançados e que vai dar outra consistência à equipa, como ficou patente no jogo treino com a África do Sul, sobretudo nas duas partes iniciais, com os "Lobos" a aguentarem bem o forte ritmo dos Springboks e que animam Tomaz Morais: "Vamos tentar corrigir o que fizemos mal com a Argentina, uma selecção ao nosso alcance, mas com Gales já vai ser mais complicado e com Inglaterra vai ser um teste à maturidade desta equipa que é muito jovem e com pouca experiência"

in "O JOGO"

Sem comentários: