segunda-feira, abril 30, 2007

GDD - 35 x CDUP - 13

www.gdd.pt


Numa tarde de sol viveu-se um bom momento desportivo em Monsanto... Com GDD a vencer com justiça um CDUP combativo mas incapaz de travar o jogo apoiado do GDD. Resultado final foi de 35-13!! Começou com o GDD a dominar comandados por o "general" Portela, que fez um jogo soberbo, tacticamente perfeito quer no jogo ao pé, quer no lançamento dos seus avançados e 3/4!! Acompanhado de perto pelo aniversariante Pedro Leal (o grande Pipoca!!!), Frederico Caetano Nunes (que final de época!!!), José Pinto , Diogo Coutinho e Vasco Uva (felizmente não sabe jogar mal...) no lado do CDUP destaque para o pack avançado que dominou nas fases estáticas, como sempre em destaque Joaquim Ferreira (outro daqueles que não sabe jogar mal!!!), Francisco Fontes e António Sarmento... felizmente para os da casa os 3/4 não conseguiram dar seguimento as muitas bolas conquistadas pelos primeiros 8 do porto!! Marcaram ensaios para o GDD Pedro Carvalho, Pedro Leal, Miguel Portela e Eduardo Acosta e o CDUP a responder com 2 ensaios de maul e picks...
Foi um bom espectáculo (pena o pouco publico presente...) com GDD a marcar ensaios de grande espectáculo e provar que está em claro crescimento, finalmente temos treinador e jogadores para treinar em condições!!! Claro que ainda não ganhamos nada mas estou confiante que estamos mais fortes que a Agronomia e principalmente estamos com uma maior dinâmica de jogo que se o arbitro do próximo jogo deixar jogar e "beneficiar" a equipa que quer jogar rugby e não parar sistematicamente o jogo... Claro que a Agronomia é na minha opinião a 2ª melhor equipa de Portugal e tem os seus pontos fortes no pack avançado e par de médios que tacticamente "dominam" o jogo mas se o GDD conseguir para o maul dinâmico dos agrónomos e mantiver a posse de bola , não existe equipa em Portugal capaz de atacar e defender como o Direito o faz!!! Claro que isto não passa da minha opinião... O próximo fim de semana o dirá!!!
De realçar uma grande arbitragem de Rohan Hoffman por vezes mal auxiliado pelos seus auxiliares...



http://cdul.blogspot.com/


Quanto ao jogo da Tapada... vitoria justa da Agronomia por 32 -18, com um jogo muito cínico... com o CDUL a ter praticamente durante todo o jogo a iniciativa de jogo, mas a Agro com maior experiência do pack e par de médios... empurrou o CDUL para o seu meio campo e fez uso do seu bom jogo curto e para levar de vencidos uma equipa com muita vontade mas pouco saber (principalmente táctico) para contrariar um equipa mais madura!!

Com o arbitro sistematicamente a parar o jogo, a beneficiar o estilo de jogo da Agronomia, que "percebeu" mais cedo o critério do arbitro e com isso ganhou um jogo feio, muito parado, e com um grande enquadramento (bom tempo, bom campo e muito público) tinha tudo para ser um grande jogo, mas a pressão da meia final falou mais alto e sem espectáculo e com o muito publico sem fair play, a estragar o que na minha opinião tinha tudo para ser uma boa propaganda para o desporto!! Destaque para Cardoso Pinto (que com o seu jogo táctico ao pé acabou com o CDUL), Juan Severino que bisou... e do lado do CDUL destaco Gonçalo Foro e Duarte (lutador incansável...)
Para acabar faço aqui um apelo ao público para encher o Estádio Universitário no próximo sábado mas que vejam o jogo com fair play e sem clubismos exagerados... E faço outro à FPR para nomear uma equipa de arbitragem portuguesa!!! Para trazer árbitros de qualidade duvidosa... mais vale ficar quieto!!! A arbitragem em Portugal esta a melhorar e já temos 3 ou 4 árbitros com qualidade suficiente para o nosso nível (porque o jogadores também tem um papel fundamental na arbitragem...)
Boa Sorte a todas a equipas que jogam muito para a semana... e que ganhe o melhor!! E que o melhor seja o GDD!!!

Aquele abraço

25 comentários:

Anónimo disse...

É engraçado que dizem que a agro ta ganhar graças ao médios, a agronomia tem este medios á 3 anos e ja estiveram em melhor forma nomeadamente quanto a academica fooi campea, nao sei se a avançada consegue fazer frente a da agronomia

Para mim o homem da final vai ver:
Jacques le Roux ou Duarte Cardoso Pinto

Anónimo disse...

Sendo defensor de um modelo de campeonato diferente deste que temos, direi que penso ser justa uma eventual vitória de Agronomia. Em todo o caso, e conhecendo as velhas raposas do GDD, penso que o Direito vai vencer de forma mais ou menos convincente. É como diz o Aguilar: para aquele maul e guardar a posse de bola.

Uma nota final para as observações sobre arbitragem: o papel do fiscal-de-linha é no Rugby praticamente nulo... Bola fora, jogo ilegal e chutos aos postes. Para um fiscal-de-linha ter estado muito mal é preciso concretizar o porquê da observação.

Deixou passar agressões? Errou na atribuição da posse de bola nos alinhamentos? Levantou a bandeirinha quando a bola passou ao lado dos postes?

Anónimo disse...

Mal mesmo esteve o Pico...

Anónimo disse...

O pico esteve mal e está castigado por isso, quanto a isso ninguem refilou nem disse nada!!
Quanto à agressão do Coutinho que levou amarelo, o cartão tbm foi justo, no entanto o coutinho respondeu a uma outra agressão que todo o estádio vui, o auxiliar também viu mas nada disse ao arbitro, apenas disse ter visto o coutinho.
O nº1 do CDUP, faz várias agressões que ficaram por marcar, o Rohan apitou bem, mas faltou-lhe "aquela" ajuda...
Mas o GDD nem se importou, pq parece que jogou melhor com 14 do que com 15, já que todos os ensaios foram marcados enquanto estavam com 14!!!
Quanto ao Pico, ele devia ter mais juizo e pensar que está a jogar em equipa uma meia final e não fazer o que fez...mas enfim, é a minha opinião e sou do GDD!!!

luis sa disse...

Já agora (um pouco de publicidade) gostava que desse uma vista de olhos neste meu blogue:
www.coisasderugby.blogspot.com

Cumprimentos e parabéns pelo seu blogue!

Luís Sá

António Aguilar disse...

Esclarecimento... ai esta o problema!!! As funções dos auxiliares dos árbitros em Portugal parecem ser diferentes do rugby de outros países... As "obrigações" do auxiliar é de identificar QUALQUER infracção que passe despercebida ao arbitro!! Cá em Portugal realmente só assinalam as touches e pouco mais... mas esta a mudar!!! Senão mais vale porem miúdos a assinalar as touches e poupar os euros que lhes pagam!!

Aquele abraço

Anónimo disse...

Aguilar, desculpa mas não posso estar de acordo contigo. Um jogador internacional e experiente, com várias internacionalizações, não pode dizer que apenas em Portugal os fiscais-de-linha só lá estão para a touche. Repara que são as Leis do Jogo que definem as funções dos fiscais-de-linha.

Ainda no outro dia falei com um veterano da arbitragem sobre esse tema, e ele dizia - e bem! - «imagina o que seria passarmos a ter fiscais-de-linha a assinalar fora-de-jogo, como no futebol... passados 10 minutos de jogo o árbitro dava um murro no colega e ia-se embora».

Se não assinalam agressões... isso é outra coisa! Agora, que o seu papel é limitadíssimo, isso é! E essa limitação decorre da Lei.

Anónimo disse...

Desculpa mas estas completamente errado!!!

Anónimo disse...

Que falta de conhecimento ridicula!!! Como é obvio o aguilar tem toda a razao!!!!

Anónimo disse...

Ai sim?
Então que mais pode fazer o auxiliar?

Anónimo disse...

A Lei 6B define claramente as competências dos fiscais-de-linha, as quais são extremamente limitadas.

Mais: vejo todas as semanas vários jogos internacionais, via internet, e não vejo fiscais irem além daquilo que a Lei do jogo prevê. Mesmo quando o desempenho do árbitro é realmente mau.

É óbvio que um fiscal de linha pode avisar o árbitro de constantes faltas na mêlée (é verdade que em Portugal não o fazem, mas cá raro é o árbitro que sabe apitar mêlée), um avant ou coisa que o valha. Mas não pode assinalar nada.

As suas competências são claras:

- Bola fora
- Jogo ilegal
- Validação de penalidades e conversões

PS. Não se pode discutir aspectos ligados ao jogo sem surgirem termos como «rídículo» e afins???

Anónimo disse...

"Com o arbitro sistematicamente a parar o jogo, a beneficiar o estilo de jogo da Agronomia"

Aguilas,

Já tens o que querias, Mourinha a apitar a final! Era isto que o gdd queria! Um árbitro que deixe o gdd jogar a seu "bel prazer", podem-lhe chamar tudo! Um estrangeiro não convinha nada, era mais complicado, mais dificil de "influenciar", este já o conhecem bem! Este é um dos tais que convem!

Anónimo disse...

Mourinha é de longe o melhor arbitro portugues, e sempre q o vi a apitar, esteve em bom nivel.

Anónimo disse...

bem tou a ver que a ignorancia anda a reinar por estes lados

o fora de jogo com um bom auxiliar e marcado por ele, etando este na linha imaginaria que os jogadores n podem tranpor antes desta sair do mesmo ( ou do arbitro usar a sinaletica de estar desputavel)

cofere-se tambem ao auxiliar poderes de atravez do auricular( é para isso que os teem nao é para serem parecidos com os exesso) avisar o arbitro de uma falta que escape ao principal

com consideracao axando que tem razao ( e o agular tb)

palanka negra e vermelha

Anónimo disse...

Esta questão é bastante pertinente e interessante. Curiosamente acho que a função mais importante do auxiliar é mesmo auxiliar (passe o plionasmo) preciosamente o árbitro. E a melhor forma de o poder fazer é mesmo comunicar-lhe atempadamente aquele que o seu campo e ângulo de visaõ permite ver e que é impossivel de detectar ao árbitro. Aqui enquadramos o tal jogo ilegal referido (sendo que é uma prioridade que seja detectado e severamente punido atempadamente no jogo!), as faltas nos derrubes das melées no lado oposto ao do árbitro, mesmo alguns foras-de-jogo. O mais importante penso eu é a assistência que deve dar no controlo disciplinar do jogo. Melhor exemplo que posso aqui dar é do último jogo passou na SportTv do Super14 entre os Crusaders e os Hurricanes, em que o fiscal de linha alerta o árbitro para uma placagem alta do Nonu, senão me engano, este apercebe-se e deita um olhar intimidatório de imediato ao auxiliar, que por sua vez, não se "encolheu" e reportou exactamente essa situação ao árbitro que lhe mostra de imediato o amarelo, que até então e a não se ter verificado a atitude imtimidatória do jogador, muito provavelmente teria ficado por um simples aviso. Até porque se tratava de um jogo do Super14 (demasiado permissivo fisicamente na dureza e agressividade das placagens, altas, perigosas, só de ombro sem braços, etc.) e não foi das piores que já vi neste torneio.

Quanto á final, Direito terá que obrigar desde o inicio o pack da Agro a correr, a deslocar-se, a desgastar-se e a desorganizar-se, tudo atrvés de uma boa circulação rápida da bola á mão com um apoio rápido do seu pack, aqui grande Vasco Uva será determinante, na reciclagem da bola rápida entre fases, sem possibilitar grandes contestações ou imposições fisicas do pack contrário.
Por outro lado, Cardoso Pinto deverá ter a lição bem estudada e vai constantemente tentar colocar a bola profunda sempre no meio-campo adversário, ao que Direito terá que obrigatoriamente responder sem medo logo atacando desde trás com a bola á mão dos seus 3/4. Se optar por devolver ao pé e entrar nesse tipo de jogo - perde!
Acredito numa grande partida de rugby!

Thor

Anónimo disse...

Interessanto falar-se tanto na 3ª linha da Agronomia. É que na final do ano passado foi precisamente a 3ª linha do Direito quem desempenhou um papel fundamental na derrota do Belenenses, que não conseguiu soltar a bola para os 3/4's, onde tinha (na minha opinião) superior qualidade.

A 3ª linha da Agronomia é de facto boa, mas não me parece que seja muito melhor que a do Direito.

O Vasco Uva terá de assumir - como capitão - a iniciativa do combate directo, e os asas terão de estar muito atentos na defesa do seu abertura, que será muito atacado pelo gajo dos Bulls (o Roux).

Quem jogará a 10 no GDD? O Portela? Não me parece... ainda para mais quando o Pico é expulso (e bem) e fica de fora da final.

Portela a centro, digo eu. Abertura... talvez o Frederico Caetano Nunes.

Anónimo disse...

Por aquilo k a Agronomia fez durante todo o campeoato, axo k seria merecido vencer a final. O Direito tem d facto uma equipa mais homogenia, os Agronomos uma 3alinha d luxo. Apesar de mtas criticas aos Estrangeiros em Portugal, penso que é sempre bom, se forem da classe dos 2 sul africanos ao serviço dos Agronomos. Dão mais qualidade ao nosso campeonato, e obrigam-nos a perseguir a sua qualidade e rapidez. O Roux é de facto um jogador de 1a. k acresceta mta qualidade ao NOSSO Rugby. A 3a.liha do Direito tmb tem mta qualidade, a começar no nosso capitão da Seleção, k da gozo de ver jogar. Aquilo k espero é k seja um jogo fantastico, e como ja se disse aqui, nada de violencias e bairrismos desnecessarios. Estamos em vesperas de Mundial, finalmente com a nossa grande presença e axo k ao nivel de campeonato nos devemos reger pela mesma pauta. Qualidade, rigor e entrega. Vejo muito club do nosso campeonato, mto inomodado pela hegemonia dos homens da Tapada neste campeonato. Axo que eles tmb merecem ter o seu ano, por aquilo que teem feito os ultimos 6, 7 anos. O Direito tem uma equipa fantastica, e muitisimo importante nesta nossa presença internacional, mas de facto este ano os "Ingricultores" merecem. Fica mto mal ouvir dirigentes do Direito dizerem a boca cheia "la vamos nos papar mais um campionatozinho"... "coitado do Cabé"... Cuidado com os excessos de confiança!!

Viva Portugal no Mundial.

Anónimo disse...

"Fica mto mal ouvir dirigentes do Direito dizerem a boca cheia "la vamos nos papar mais um campionatozinho"... "coitado do Cabé"...

O gdd é favorito, são os campeões em titulo, mas cuidado! Já levaram na boca 2 vezes este ano e, não há 2 sem 3! Agronomia quando quer, ganha a qq um! Vamos lá ver se não vos sai o tiro pela culatra!Só espero que o árbitro não tenha influência no resultado!

Anónimo disse...

axas mesmo k o direito e favorito??pk??a agronomia ta em 1º lugar, ja lhes ganhou por duas vezes...nao vejo pk dar o favoritismo ao direito!!

a Agronomia vai espetar 30 no direito!!!

A VER VAMOS...

Anónimo disse...

O favoritismo do Direito é mais do que evidente. E se calhar a Agronomia deveria ser mais cautelosa nos festejos antecipados. É que agrónomos a "morrer na praia" tem sido aos montes.

Anónimo disse...

meus senhores axo que a final vai passar muito pelo colectivo mas tambem e principalmente pela luta homeme a homem e se virmos bem vamos ter bom duelos...

1a linha:
jorge, kaka?? a antiga promessa com a atual promessa

2ª linha :

Acosta ou juan?? ui ate ferve, 2 grandes jogadores podem resolver o jogo a qq momento

Rui d'Orey ou GOD ?? a experiencia da veterania ou a garra e irreverencia da joventude...

3ª linha ( ponto do jogo)

coutinho ou xamone???

vasco ou Conrad, nem sei o que dizer...

palha ou jacques?? a juncao destes 2 daria um jogador perfeito a potencia ofenciva do jac com a capacidade defenciva do palha, daria um Zizanbrug

Medios :

Zé´pinto ou Lois?? talento ou trabalho ????

portela ou c.pinto?? a adaptacao que nas meias finais deu nas vistas ou a pessoa certa no lugar certo ???


3\4

joao diogo mota ou mira ? veterania e potencia fisica ou promessa e intligencia ???

kiki ou coelho??? contacto ou finta??

pipoca ou vasco g. ?? genealidade ou inspiracao ???


n fiz de todos pq se nao nc + saia daqui


o que axam quem ganha ????

Anónimo disse...

Estando um bocado atrasado, queria so destacar a exibição do Kiko Fontes na meia final, meteu Palha no bolso( apesar do salvador ter feito um belo jogo) na luta de setes, mesmo quando o kiko foi pa ponta e dps pa centro (!!) estava em todo o lado! Boa alternativa a joao uva e ao murrinelo, pudesse ele levar o rugby a outro nivel (por "culpa" do trabalho e familia.

Anónimo disse...

As pessoas podem ter favoritismos indepedente dos resultados... é verdade que a Agronomia fez uma belissima época, mas isso em nada altera o meu favoritismo pelo GDD campeão... mas meus senhores amanhã com certeza todos estaremos lá a ver quem ganha... da mesma maneira que pode sair o tiro pela culatra aos dirigentes do GDD, pode ser à agronomia pelos festejos antecipados e por andarem a cantar de galo cedo de mais...

Até amanhã malta! Que vença o GDD!!!

Anónimo disse...

"pode ser à agronomia pelos festejos antecipados e por andarem a cantar de galo cedo de mais..."

Agronomia nunca festejou antecipadamente nem cantou de galo cedo de mais, simplesmente foi sempre a melhor equipa neste campeonato como demonstrou na final, com uma "bancada" fantástica que levou a equipa á vitória! Espectacular ambiente proporcionado pela "bancada" agrónoma, conforme reconheceu Daniel Hurcade! Nunca visto em Portugal! Parabéns Agronomia, o melhor e maior clube de rugby português!!!

Anónimo disse...

De facto só houve uma bancada...os outros que lá estavam eram o quê?