quinta-feira, janeiro 31, 2008
Georgia x Portugal
Muito se tem falado da equipa que vai à Georgia para defrontar a selecção desse país, e eu infelizmente (e quem me conhece sabe que é a verdade) não posso estar presente com muita pena minha... pois para mim é sempre um orgulho enorme vestir a camisola de PORTUGAL!
Como sabem assinei pelo Tarbes até ao final de época (6 meses) e na altura das negociações foi discutita a minha continuidade ou não na selecção nacional, os dirigentes e treinadores do Tarbes queriam saber se abdicava da selecção e de pronto a minha resposta foi negativa! Falei com o Tomaz (e espero não estar a quebrar a sua confiança) e perguntei como seria os jogos da selecção de 15 e tambem a preparação para o campeonato do mundo de 7's. Acordamos um numero de jogos que iria ser chamado para a selecção e com muita compreensão e ajuda do Tomaz e Federação "libertaram-me" de alguns jogos internationais... Compreendo o lado do clube que não quer assinar um jogador que vai a 6 jogos internacionais em menos de 5 meses! Iria passar quase 1 mês e meio fora e perder metade dos jogos que faltam do campeonato françês! Espero estar presente nos próximos jogos de Portugal sejam eles onde forem (até porque já fui 3 vezes à Georgia e estava a começar a gostar do pais!! lol).
Quanto à equipa que vai espero sinceramente que mostrem o que valem e agarrem esta oportunidade pois precisamos que mais e melhor competição para subir o nível do nosso rugby! Os que não podem ou não querem... uns mais do que outros tem as suas razões válidas! (um abraço especial para o Pipoca que sei que queria estar lá mais do que qualquer um e não pode por razões muito especiais que todos sabemos é injusta...)
Deixo aqui um abraço especial ao Tomaz e a toda a comitiva tuga na Georgia! Um abraço especial para todas as estreias! Boa sorte e um grande jogo a todos!!
Aquele abraço
terça-feira, janeiro 29, 2008
Tarbes 14 - Agen 16
Quase... perdemos em casa mas mostramos que podemos jogar contra o melhores de igual para igual! Melhoramos muito em comparação com o jogo anterior em Oyonnax e fizemos um jogo bastante agradável contra o Agen (um dos favoritos a subida para o Top14). Pessoalmente o jogo correu-me bem, embora não tenha tido muitas bolas para jogar, defensivamente não errei e isso é o principio para fazer um bom jogo! Ironia (depois do meu post anterior...) o Rupeni não jogou devido a estar neste momento em inquérito por ter sido apanhado a semana antes do jogo com 2,2 de álcool no sangue (embora o clube e o jogador neguem...) e na ponta calhou-me um outro jogador de qualidade Manu Ahotaeiloa (Tonga) um gigante que normalmente joga a centro. Com um ensaio para cada lado, do nosso lado foi marcado por Renaud (internacional 7's) para mim um dos melhores jogadores da equipa que alinha normalmente a centro. Muita luta nos avançados como é normal e muito jogo de conquista de terreno ao pé...
Na segunda parte a iniciativa de jogo foi toda nossa e Anthony (o jovem abertura que substituiu muito bem o lesionado e estrela da equipa Apanui) manteve o TPR sempre ao alcance da vitoria que infelizmente não aconteceu. Mas a atitude foi diferente e isso dá ao grupo mais confiança para a semana de trabalho!
Para a semana vou defrontar o Blagnac de Cardoso Pinto, Penalva e Christian, uma equipa que está muito mal na classificação (ultimo lugar sem vitorias) e que temos de ganhar para nos mantermos acima da linha de agua... E uma grande ocasião para rever amigos!
Grande abraço
sexta-feira, janeiro 25, 2008
Amanhã recebemos o Agen!
Depois de uma pesada derrota em Oyonnax a semana foi mais dura do que é costume... Mais para os avançados do que para os 3\4, nós tivemos 2 treinos extra de jogo ao pé enquanto os avançados arranhavam no campo (o famoso "pica boi" do meu querido amigo José Mendes agora treinador da Agronomia).
Recebemos o famoso Agen no nosso estádio é esperada casa cheia, entre as estrelas do outro lado destaque para Rupeni Caucaunibuca... pelo que me foi dito pelos treinadores vou jogar a ponta para o defender, por isso treinei a semana toda a ponta e o capitão Jerome Naves tomou o posto de 15. O que me interessa é jogar não interessa em que posição!
Uma das atitudes que não compreendo aqui em França é o factor "casa", quando jogamos em casa somos sempre favoritos e o grupo pensa que realmente somos favoritos, mas quando nos deslocamos nem que seja uns 10km já é impossível ganhar! Dizem que no Top14 essas mentalidades já mudaram um pouco mas ainda continuam muito enraizadas na ProD2!!! A semana passada fomos jogar fora com uma equipa teoricamente muito mais fraca que o Agen e a atitude não foi a que tivemos esta semana (confiança na vitoria porque jogamos em casa). Mas se formos realistas e olharmos para os bugdets das 2 equipas (8 Milhões de € e 3,4 Milhões €), para plantel de uma e de outra e as actuais posições na classificação... O Agen é favorito...
PS. Casa cheia aqui significa mais de 10000 pessoas...
Aquele abraço
domingo, janeiro 20, 2008
Estreia com derrota pesada em Oyonnax
Depois de 10 horas de autocarro, partimos as 8h da manhã de sexta feira, chegamos por volta das 18h a Oyonnax. No caminho aproveitei para conhecer melhor alguns dos meus colegas de equipa! Para ser honesto ainda nem sei bem o nome de todos eles... e como é natural juntei-me aos estrangeiros e em especial ao Patty um pilar samoano de 130 kg! Todos os jogadores me fizeram sentir parte do grupo e a integração está a ser bastante fácil (facilita eu falar bem françês e inglês - até já fui nomeado tradutor oficial...) A viagem passou mais rápido do que esperava sempre na conversa e divertidos com o fijiano Isoa (Big Lock) que jogou contra Portugal em Lisboa e se lembrava de mim e perguntou logo pelo talonador de Portugal (Pipas) que era muito simpático e divertido! Pat e Sione (Tonga) a jogarem a sua PSP e o sul africano Werner (nº8) a dar-me umas dicas sobre a equipa juntamente com o françês Malick (centro que já defrontei nos 7's).
Mal chegamos fomos dar um passeio para "tirar" um pouco da viagem das pernas, e jantamos logo de seguida. Fiquei no quarto com o sul africano Simeone (um sub23 que foi promovido para a equipa sénior e ia fazer a sua estreia), ao jantar fiquei a saber o sistema de multas por uso indevido do telemóvel (5 euros),depois do jantar ainda recebi uma massagem do fisio e fomos dormir cedo pois o cansaço da viagem era muito!
O despertador tocou as 8h e as 9h30 reunião com movimentação colectiva... o resto do dia é passado a comer e dormir... ate as 16h30 hora que esta marcada a saída para o jogo!
Depois de uma curta viagem de autocarro chegamos ao estádio, um estádio pequeno com certa de 6000 lugares sentados. Começo a perceber quem são os lideres da equipa nos 3/4 é sem dúvida Jerome Naves também ele internacional françês de 7's e um velho conhecido... nos avançados toma a liderança o argentino Juan Battilana e o françês Patrick Furet.
Começamos bem o jogo a vencer por 0-6 com 2 penalidades do jovem abertura Anthony (também ele internacional françês 7's) mas logo o Oyonnax recuperou e fomos para o intervalo a perder 9-6. Na segunda parte alguns dos nossos jogadores perderam a cabeça e levamos 4 amarelos o que significou jogar com 14 quase a segunda parte toda... mas mesmo assim aos 72m de jogo ainda estávamos dentro do jogo com 20-12 quando a equipa se foi abaixo e levamos 3 ensaios seguidos e assim ficou o resultado final de 39-12.
Foi um estreia pouco auspiciosa, joguei os 80m na posição de arrier mas não tivemos muitas bolas para atacar e limitei-me a ser seguro cá atrás e uma ou outra entrada... os treinadores ficaram contentes com a minha estreia, mas penso que irei melhorar quando estiver mais entrosado com os restantes jogadores (para este jogo fiz apenas um treino de equipa).
Depois do jogo 4 jogadores de casa equipa foram testados no anti-doping, jantamos com a equipa adversária e voltamos à estrada novamente (mais 10 horas!) e chegamos a Tarbes por volta das 7h!!
Foi assim o meu primeiro jogo pelo TPR!
Se tiverem algumas questões... eu respondo dentro do possível...
Aquele abraço
quinta-feira, janeiro 17, 2008
Estreia com a camisola do TPR este sábado!!
Finalmente um pouco de descanso! Depois de 3 dias em Tarbes estou finalmente na minha própria casa.
Não tenho tido tempo para me coçar, entre apresentações, treinos, almoços com os treinadores e dirigentes, e tratar da minha casa... Ainda não sei os nomes de todos e mas fui muito bem integrado principalmente pelos treinadores (com destaque para Philippe CARBONNEAU - antigo internacional francês na posição de médio de formação - que me levou logo a almoçar no dia em que cheguei...) e vou fazer a minha estreia já este sábado contra o Oyonnax o que quer dizer um viagem de autocarro de mais de 10 horas!!!!!! Vou jogar a arrier numa equipa que conta uma variedade de internacionais impressionante... 2 argentinos, 3 sul africanos, 1 georgiano, 2 neo zelandezes, 1 tonga,1 samoano, 1 fijiano e agora mais um português!
Aquele abraço
Ps Se tiverem algumas curiosidades perguntem que eu vou respondendo dentro do possível...
quinta-feira, janeiro 10, 2008
Vou jogar para o Tarbes (ProD2)!
Cheguei a acordo hoje ao inicio da tarde com o clube françês Tarbes que está a disputar a Pro D2 até ao final da época. Assinei como jogador suplementar (os clubes franceses tem direito a assinar 2 jogadores suplementares mesmo depois de fechadas as inscrições)
Tenho muito pena de deixar o GD Direito nesta altura difícil em que está o clube, com muitas lesões graves e com objectivos muito claros de ganhar todas as competições em que ainda disputa. Mas oportunidades destas não aparecem todos os dias e vou para um rugby de nível superior e finaceiramente muito vantajoso (não posso negar...)
Deixo muitos amigos no GDD e em todo o rugby portugues, mas não é um adeus mas sim um até já! Pois estarei de volta para representar Portugal com os Lobos já em Fevereiro!
Grande abraço e continuarei a blogar de França!!
Subscrever:
Mensagens (Atom)